terça-feira, 1 de maio de 2012

Como combater a obesidade


Existem em todo o mundo cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com o excesso de peso em todo o mundo, sendo que 300 milhões são obesos, desta forma, a obesidade é considerada uma epidemia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com uma pesquisa realizada no Brasil em 1989, cerca de 32% da população sofria com a obesidade, que pode ser considerada uma doença crônica graças ao excesso de gordura corporal. A obesidade ocorre quando há ingestão calórica superior ao gasto calórico, sendo que o histórico familiar contribui muito, entretanto, os fatores ambientais e culturais são os principais para o aparecimento desta doença.
Juntamente com as dificuldades psicológicas e sociais, a obesidade ocasione em problemas físicos e metabolíticos que estão relacionados a mesma, como o comprometimento respiratório, resistência a insulina e doenças musculoesqueléticas. Além disso, aumenta as chances para aparecimento de doenças crônicas, como diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, doença cardiovascular, dislipidemia e alguns tipos de cânceres, como próstata, cólon do útero, mama, vesícula biliar, rim e endométrio.
É por estes motivos que a obesidade necessita de atenção redobrada, e assim faz com que os órgãos relacionados à saúde se preocupem e a tentarem conscientizar todos para a prevenção desta doença. Os principais causas da obesidade são várias, como: sedentarismo, ausência ou diminuição da atividade física, aumento do consumo de alimentos ricos em calorias e gorduras. Como é identificada a doença no indivíduo? Para diagnosticar a doença é necessário utilizar o cálculo denominado de IMC (índice de Massa Corporal), no qual consiste na divisão do peso pela altura ao quadrado, assim o resultado com valor acima de 25kg/m² designa sobrepeso e valores acima de 30kg/m² designa obesidade.
Atualmente existem diferentes guias alimentares para ajudar no combate contra a obesidade, no qual são matérias didáticos que visa fornecer dicas para uma boa alimentação de crianças menores e maiores de 2 anos de idade. Desta forma, a população brasileira tem a chance de obter maiores informações sobre uma alimentação saudável e sobre a prevenção da mesma. Mas para quem deseja combater a obesidade, veja logo abaixo algumas dicas:
-Faça diversas refeições diariamente para maior sensação de saciedade e melhorar o trabalho do organismo.
-Aumento no consumo de hortaliças, leguminosas, frutas e alimentos integrais e alimentos fontes de minerais, fibras e vitaminas.
-Diminuição do consumo de refrigerantes e de bebida alcoólicas, assim substituindo-as por água e sucos naturais.
-Prática de exercícios físicos frequentemente para maior gasto energético e para o auxílio da eliminação de peso, e controle da saúde.
-Diminuição do consumo de alimentos fritos, carne vermelha, doces, salgadinhos e alimentos ricos em gordura saturada.

Fonte: Blog Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário