segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como incluir o Ômega 3 na minha dieta?


Incluindo os peixes como sardinha, salmão, atum no cardápio. Coma pelo menos 2 vezes na semana.
Usando a semente de linhaça em sucos, saladas de frutas, caldo de feijão ou sopas.
Fazendo uso de suplementos (cápsulas) de óleo de linhaça ou óleo de peixe, que você encontra na Farmácia Bela Vista, Rede Entrefarma.
Fazendo um mix de óleos com azeite extravirgem e óleo de linhaça ou usando o óleo de Sacha Inchi como tempero de saladas, como alternativa a manteiga em pães e tapiocas e também temperando pratos quentes como sopas.
Fonte: Mundo Verde

Índice Glicêmico dos alimentos, o que é?

Existem três formas de se obter calorias: consumindo proteínas, gorduras ou carboidratos. Estes últimos se encarregam de fornecer a maior parte de energia que consumimos.Tudo que comemos é convertido em glicose para alimentar as células do corpo. Este é o processo habitual do organismo. Mas cada alimento leva um tempo diferente para se transformar em glicose. E é a esse processo que se dá o nome de Índice Glicêmico.

Excesso de insulina no sangue dificulta perda de peso
Quem leva esta glicose para as células é um hormônio indispensável, chamado insulina. Quando chega muita glicose no sangue, é preciso muita insulina para realizar a distribuição. É uma questão matemática. 

Existem alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, que rapidamente liberam glicose no sangue e, conseqüentemente, exigem muita insulina disponível. Este excesso de insulina circulando no nosso corpo, segundo estudos, poupa nossa gordura corporal, ou seja, poupa aquelas gordurinhas que queremos tanto eliminar, além de nos saciar por menos tempo. É uma questão química.

Mas, como tudo na vida tem o seu lado bom, existem alimentos que entram no sangue com velocidade menor, se transformando mais lentamente em glicose e exigindo menos quantidade de insulina. São os alimentos de baixo índice glicêmico, aliados de quem quer emagrecer, perder os pneuzinhos, se manter bem e prevenir doenças como a diabetes. Sem falar que com estes alimentos ficamos sem fome por mais tempo. É uma questão de escolha.

A lista dos alimentos que liberam pouco, mais ou menos ou muita glicose, é um pouco complexa. Mas, para você já ir se acostumando, aqui vão os dois maiores vilões: farinha branca e açúcar.


Fonte: GNT

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cuidados ao utilizar lentes de contato

A venda de lentes de contato sem receita médica e seu uso por mulheres e adolescentes, em sua maioria, continua sendo comum, e pode cegar. A Resolução 1965 do CFM (Conselho Federal de Medicina), que prevê a prescrição e adaptação de um oftalmologista, não impede o uso indiscriminado.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o uso sem supervisão médica pode colocar a visão em risco. O problema seria que 15% da população não têm condições de usar lente de contato. “São pessoas com olho seco ou outras doenças oculares que podem agravar com o uso de lente” afirma.

A adaptação depende ainda do ajuste perfeito à curvatura e relevo da córnea mesmo no caso das cosméticas sem grau. “Cada pessoa tem uma curvatura na córnea que a lente deve acompanhar. Este ajuste evita o deslocamento e fricção da lente que provoca úlcera e até perda da visão”, afirma.

No caso das lentes coloridas, destaca, o risco pode ser ainda maior caso. Isso porque, a pigmentação diminui a oxigenação da córnea. “O tipo de material vai determinar o número de horas que a lente pode ser mantida no olho, Geralmente as coloridas só devem ser usadas por 8 horas ininterruptas”, destaca.

Sinais de complicações
Os principais sinais de alerta elencados por Queiroz Neto para quem usa lente são:

Dor e visão embaçada – Sinalizam deficiência de oxigenação. Pode ser necessário ocluir o olho com curativo e substituir a lente por outra de material que permita maior oxigenação.

Visão turva e halos ao redor da luz – Pode indicar olho seco ou deficiência da oxigenação que provoca edema na córnea.

Olho vermelho – Pode sinalizar uma inflamação da córnea, conjuntivite tóxica causada por excesso de uso da lente, conjuntivite viral em caso de secreção aquosa e bacteriana se a secreção for viscosa.

Coceira – Geralmente está associada à conjuntivite alérgica decorrente de reação aos produtos usados na limpeza das lentes. A alergia também pode ser decorrente das proteínas produzidas pelos olhos nos casos de má higienização, do depósito de maquiagem e cremes na superfície do olho, da umidificação da superfície ocular com água boricada e da limpeza feita com soro fisiológico. As condutas podem ser troca de lente, suspensão ou interrupção do uso. Independente do tipo de desconforto, ao primeiro sinal é necessário consultar um oftalmologista.

Como evitar problemas
O especialista diz que o uso de lentes vencidas ou durante o sono, quando a produção lacrimal tem uma redução de 50%, aumenta em 10 vezes o risco de contaminação da córnea. A recomendação é sempre retirar a lente durante o sono, mesmo quando liberadas para uso noturno.

Outros dois erros comuns são; guardar as lentes no banheiro e enxaguar com soro fisiológico. Isso porque, no banheiro além da umidade no ar que facilita a proliferação de fungos, o ar contém muitos microorganismos que contribuem com a contaminação das lentes.

Já o soro fisiológico não contém conservantes; não contém conservante e depois de aberto se torna um campo fértil para a multiplicação de bactérias e fungos.

As dicas do médico para evitar problemas no uso de lentes são:
-Lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes.
-Utilizar soluções multiuso tanto na limpeza quanto no enxágüe das lentes e estojo.
- Friccionar as lentes para eliminar completamente os depósitos
- Não usar soro fisiológico ou água na higienização
- Retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo
- Colocar as lentes sempre antes da maquiagem
- Guardar o estojo em ambiente seco e limpo
- Trocar o estojo a cada quatro meses
- Respeitar o prazo de validade das lentes
- Jamais dormir com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno.
- Interromper o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista
- Não entrar no mar ou piscina usando lentes.
- Retirar as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Antes e na hora "H": Reações do corpo em relação ao sexo

O sexo começa muito antes de duas pessoas trocarem carícias entre 4 paredes. Só de “pensar naquilo”, já ocorrem alterações no cérebro e em todo nosso corpo. A excitação masculina costuma ser despertada visualmente, pela imagem do objeto de desejo ou cenas eróticas. Já elas se sentem mais estimuladas com a proximidade física, o tato — e coram a pele, uma arma evolucionária de sedução. Após essas preliminares, nosso corpo dispara sinais para que o desejo se concretize, garantindo a sobrevivência da espécie. Confira abaixo os menos evidentes entre esses sintomas picantes. Fonte: Revista Galileu
Editora Globo

Saiba por que beber água é importante

Você tem preguiça de levantar diversas vezes ao dia para beber água? Acha que não serve para nada? Saiba que manter uma garrafinha por perto pode fazer muito pela sua saúde, beleza e até o humor! A seguir, veja cinco ótimos motivos para beber água regularmente:
  • 1
    Ajuda a emagrecer
    De acordo com a nutricionista funcional Gabriela Maia, a água é essencial no processo de emagrecimento. “O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela “ fominha” no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo”, diz a nutricionista.
  • 2
    Mantém pele, unhas e cabelos bonitos
    A médica ortomolecular Lila Valente, da Clínic Med, explica que todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. “A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características podemos perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele”, diz a médica.
  • 3
    Evita inchaço e retenção de líquidos
    Se você costuma se sentir inchada, beber água deve ser um hábito comum como escovar os dentes: “Bebendo água ao longo do dia você evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço”, explica Gabriela Maia.  Ela explica que beber os tais dois litros de água recomendados também ajuda a amenizar a celulite. Gabriela Maia também sugere as águas aromatizadas: “Antes de dormir, coloque rodelas de limão, laranja folhas de hortelã em uma jarra com dois litros de água, conservando-a na geladeira. No dia seguinte você terá uma bebida refrescante e livre de calorias”, recomenda a nutricionista.    
  • 4
    Evita dores de cabeça e mau humor
    Segundo Lila Valente, é preciso, sim, beber dois litros de água todos os dias. “Esquecer ou deixar de beber água no dia a dia pode provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre”, diz a médica. Gabriela Maia explica que a desidratação leve, causada pela falta de água diária é mais comum do que imaginamos. “O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação. Por isso, não espere sentir uma sede desesperada para beber água”, diz a nutricionista funcional.  Estudos recentes indicam que uma desidratação leve (com a perda de apenas 1% de água) pode afetar o humor, provocando até ataques de raiva.
  • 5
    Previne problemas nos rins
    Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins. Estudos indicam que quem já sofreu com o problema, mas aumentou a ingestão de água, é capaz de reduzir em 60% o desenvolvimento de novos cálculos nos rins. “A água também ajuda a hidratar as fezes e eliminar toxinas através da urina”, diz a nutricionista Gabriela Maia.